Receitas de bolso: Pão Aromático Integral


Ingredientes
3 xíc de farinha integral
10 grm de fermento para pães
1 xíc de água morna
3 CS de cada semente: girassol, gergelim e linhaça
3 CS de alecrim desidratado ou ervas desidratadas a seu gosto, como alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, orégano 
3 CS azeite de oliva extra virgem
pitada de sal marinho/himalaia a gosto


Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos (farinha, fermento, sementes, ervas e sal). Faça um buraco no meio da mistura, e ali acrescente o azeite de oliva e a água, então misture o restante dos ingredientes de fora para dentro, até o negócio se tornar uma massa homogenea. Você pode misturar com as mãos que fica mais fácil (lembre de lavar as mãos antes!). Se ficar grudando nos dedinhos, vai acrescentando mais farinha (aos poucos pra não virar um pão-pedra!) até que se torne uma massa maleável. Aí você sova a massa. Vai apalpando ela com carinho numa superfície lisa durante uns 10 minutos. Vira, desvira, a dica é usar a palma da mão e acalcar ela sob a superfície. Quando você começar a suar (musculação pra quê minha gente?) tá na hora de passar ela para uma forma untada com azeite de oliva. Você pode deixar no formato que quiser: baguete francesa, disco voador ou um pão que você considera normal. Com a massa na forma, cubra-a delicadamente com um pano de prato, enrole tudo com uma ou duas sacolas plásticas e deixe a beleza descansando por uma hora em algum lugar quentinho. A massa vai crescer bem bonita. Ai você tira a sacola, o pano de prato, dá uma pincelada com azeite de oliva na parte de cima e se quiser deixar ele estiloso, faça cortes diagonais na superfície da massa (com cuidado!). Tá lindo. Põem no forno por aproximadamente 50 minutos a 240 graus.
<3 Quem disse que só vovós e padeiros fazem pão? É muito fácil de fazer, de verdade.
<3 Esse pão é 100% saudável e nutritivo, porque estamos colocando apenas cereais integrais, diferente da maioria dos pães integrais que compramos nos mercados.
<3 Dicas de acompanhamentos para comer com o pão: melado, manteiga ghee, patê de beringela, patê de amêndoas, creme de chocoaba (bate no liqui abacate + cacau), azeite de oliva, geléias, pestos em geral e o que sua criatividade permitir. Só não vale nutella e margarina.
<3 A receita fica sensacional com alecrim, mas você pode realmente criar o sabor que você mais gosta com as suas ervas preferidas. O bacana do alecrim é que ele combina muito com os doces e salgados!
<3 Outra coisa que dá pra fazer é acrescentar a massa 200gramas de nozes, castanhas, amendoins quebrados e ainda 250gramas de uvas passas.
<3 Desenvolvi essa receita para dar uma oficina de plantas medicinais na Grécia Antiga:

~ Let the food be the medicine and the medicine be the food ~
(Hipócrates)

Esse é de alecrim!
Esse é de tomilho com alecrim, e fiz em formato de mini pãezinhos!


0 comentários:

Postar um comentário