Desafio completo: foram 30 dias sem açúcar

Hoje completamos um mês sem açúcar. Vencemos o desafio. Tivemos um mês muito interessante, tendo que superar impulsos de prazeres momentâneos para comprovar que é possível viver sem açúcar e mais: que nós dominamos a comida e não o contrário.


Devo confessar que deslizei duas vezes no mês. A primeira foi comendo um biscoito salgado de gergelim que não sabia mas continha melado na composição (depois li o rótulo, era tarde, tinha devorado todo pacote, mas juro que o gosto era salgado!). A segunda foi na casa da minha vó. Ah, minha vó faz os pratos mais deliciosos desse mundo e ela é muito natureba. Consegue misturar a comida caseira, típica da minha cultura e região, com elementos naturais e saudáveis. Passei um fim de semana inteiro na casa dela e não pude deixar de comer um pedaço de bolo integral de gérmen de trigo e aveia com frutas secas maravilhoso, só que, já era tarde, tinha açúcar mascavo na massa (bem pouquinho, segundo ela) e realmente não estava muito doooce (para comparar: uma fatia de melão maduro era mais doce que o pedaço de bolo).
Bem, foram meus dois furos, que considero não ser tão horríveis assim e que mostram que sim eu sou uma pessoa normal. De resto mantive a linha. Além disso, pasmem, emagreci dois kilos. Tá certo que estou numa dieta intensa para ganho de massa magra e perda de gordura corporal, mas tenho certeza que ter cortado os chocolates que comia algumas vezes por semana ajudou!

E, de agora em diante, não voltarei a ingerir altas quantidades de açúcar. Descobri que é muito desnecessário. Sério. O prazer de dois segundos mastigando um pedaço de Talento Intense é muito vazio se comparado com o prazer de viver bem 24 horas por dia. Estar saudável de corpo e alma não se cura com uma caixa de bombons. Faz mal para nosso corpo, para nossa mente e como qualquer droga, baixa nossa frequência energética.

No entanto, mais difícil que ficar sem açúcar é ter o conhecimento e a clareza para não  comprar os produtos que possuem altas quantidades do pó branco ou dos açúcares farmacêuticos. A indústria alimentar é safada. Por mal ou não, intencionalmente ou não, foi-se descobrindo esses químicos potentes, como o GMO, os xaropes, a gordura trans, conforme a ciência “avançava” - e isso se aplica para os químicos agrícolas também. O mercado logo assimilou esses elementos e transformou os alimentos em bombas químicas viciantes. Para que? Para viciar, para vender, para termos o prazer momentâneo de 2 segundos enquanto buscamos pela felicidade, feito baratas tontas no deserto do real. Enquanto isso, nossa frequência energética baixa e nosso emocional vai junto…. temos grandes e potentes vilões dentro da nossa geladeira.


Nesse mês, tive que ler com muito mais cuidado os rótulos do que eu comprava: a indústria alimentar traiçoeira não me pega mais (aprendi a ler os rótulos aqui no +Blog da Mimis). Por isso, é importante nos informarmos e termos o conhecimento para podermos fazer as escolhas conscientes na hora das compras. Lindo foi quando fui almoçar no shopping um dia desses e sentei ao lado de uma menina de uns 12 anos que comia seu arroz, feijão, bife e batatas fritas do Girafas. Ela pegou seu suco de caixinha de uva, olhou para a vó e disse: vó, me ajuda a ver se aqui tem xarope de glicose. Perguntei para ela onde tinha aprendido a ler os rótulos, ela disse que foi com a irmã e que fazia tempo que evitava os xaropes. Uma guria de 12 anos dando banho em muito marmanjo por ai! (Esse vídeo é ótimo e mostra a relação das crianças com os sucos de caixinha)

E temos outro traiçoeiro em potencial que nos acompanha. Conversando com meus parceiros que decidiram entrar no desafio também, parece que assusta mais a idéia de ficar sem açúcar do que ficar sem açúcar de fato. Ou seja: o psicológico influencia muito mais do que o que acontece durante as escolhas alimentares. Quando dizemos “não posso” nosso cérebro recebe estímulos de pavor, medo, vontade de quebrar a lei que acabou de ser instalada no nosso self. Junto com a indústria, nossa mente é uma trapaça. Temos que aprender a fluir com ela, a fim de encontrar o equilíbrio nas escolhas - e isso vai muito além do que comer ou não um bolo de chocolate.


Por fim, tudo é possível basta querer e fazer, não é mesmo? Você pode inventar mil e uma desculpas, mas saiba que nenhuma delas vai ser suficiente. O que mais eu ouvi é: “ai, você é louca”, “eu não consigo”, “que graça a vida sem comer doces”. Simplesmente, açúcar em doses exageradas é ruim para nosso organismo e ponto final. Não tem como fugir dessa verdade, por mais que sua mente tente dar desculpas do tipo “é muito caro comer como você”, “minha vida é diferente que a sua”, “eu não consigo”, “eu não consigo”, “eu não consigo”.

Para ajudar quem quer diminuir o açúcar-droga de suas vidas, algumas dicas de quem esteve #1mêssemaçúcar para dar aquela adocicada nos sentidos:

<3 comer frutas secas (o damasco foi o mais citado, eu comi bastante uvas passas em punhadinhos)
<3 fazer bolinhos sem açúcar
<3 frutas como sobremesa
<3 fatias finas de maçã com canela no micro
<3 banana com canela no micro

Ao invés de um doce de leite ou uma geléia de açúcar, opte por frutas picadas sobre o pão com mel ou geléia 100% de frutas! Fica delicioso também =)
Que tal uma pizza de frutas variadas?
Ao invés de suco de saquinho (argh) ou refri, experimente fazer essas águas saborosas, com pedaços de frutas e ervas dentro, adoçadas com mel.
Outra versão das torradinhas com frutas por cima: nada de geléia ou mumu. Para dar uma graça, pode incrementar uma pasta de amendoim, banana esmagada, abacate esmagado e canela.
Para deixar os sucos mais cremosos e delicosos, bata frutas congeladas como banana, manga e morangos. A consistencia do suco se torna de smoothie. Dá pra bater com leite de amêndoas. Não precisa adoçar, fica mega doce com a frutose das frutas.
Uma #semaçúcar anônima (não posso revelar sua identidade secreta) escreveu para mim um relato muito bacana:

“Opa! Então Ju, me surpeendi com algumas coisas dessa experiencia toda: Uma, que eu era mais dependende te açucar branco do que eu imaginava que era. Ele vivia em meu dia a dia de forma sutil e eu nem reparava. Foi maravilhosa essa libertação, e como tal, trouxe mais beneficios que sacrificios. Desenvolvi um gosto maravilhoso por invenções novas, como substituir a geléia de fruta por fruta natural, (ponho pedacinhos de fruta até em cima do pão!) E descobrir que é possivel nos livrar de coisas que nos faziam mal, ou que criavam dependências, então, da uma sensação de força pra encarar outras coisas da vida, que por ventura eu achava que não daria pra conseguir. No fim, tenho que te agradecer, Ju, que por uma idéia simples, aumentastes todo o horizonte de uma vida!

Você pode acompanhar todo o desafio pela hashtag #1mêssemaçúcar ou #30diassemaçúcar no instagram, proposta pelo Brasil todo, tem muito conteúdo a disposição. Eu consegui, outras pessoas estão conseguindo, você também consegue, é óbvio.

Beijos da Ju

0 comentários:

Postar um comentário