A busca pela barriga chapada: porque e pra quê?



Ela está ali. Quando sentamos dá umas dobrinhas. Quando deitamos de lado geralmente despenca em cima dos lençóis. Quando a calça jeans tá um pouquinho justa caem duas bordas em cima do cós. Quando apertamos o centro dela com as duas mãos, formamos uma espécie de paozinho que parece estar numa forma para bolos redonda com um gracioso buraquinho no centro - o tal do umbigo.


Ai, a barriga.


Essa parte do corpo humano tão ingrata, algumas pensam. Para aquelas que não suportam as dobrinhas é um horror. Também há aquelas que nasceram com a genética da magreza e que quando sentam nada dobra. Para essas, talvez, o horror é a ausência de gominhos e músculos mais sinuosos. Então muitas de nós tem buscado por chapar o abdômem. Isso significa: nada de dobrinhas ou peles que se sobrepõem. O pão deve se tornar no mínimo um pão sírio, feito de farinha integral, e se tiver a opção sem glúten, melhor ainda.


Tarefa árdua essa. O abdômen feminino ama uma gordurinha, somos fêmeas com uma genética para acúmulo de gordura em função do nosso natural período de gestação. Daí os sites e revistas de “saúde” dizem que é possível secar a barriga em 10 dias! Ou então te mostram um circuito “seca-gordura”, “barriguinha-chapada-já” ou “abdômen-sequinho”. Tudo é um milagre: comer abacate, se entupir de gojiberry, lichia, ovos, maçã, canela, café, gengibre. Copiou?


Eu mesma tenho buscado essa definição do abdômem. Porém, questiono-me se não estou seguindo uma tendência demasiado corpo-espetáculo. Chamo de corpo-espetáculo a idéia de que só somos bonitos se tivermos um corpo exuberante, atlético e magro de preferência. Uma “ditadura” da magreza e da beleza. Essa idéia que espalham por ai que temos que ser iguais as modelos e capas de revista.


Entrei em pânico. Estaria eu me submetendo a uma tendência tão supérfula? Nessa moda, a imagem do corpo vale muito mais do que o que se tem por dentro. E as meninas saem loucas, alisam seus cabelos, pintam o que podem de loiro, aplicam um mega-hair nervoso, colocam silicone, emagrecem 1029102901 kilos comendo 3 limões por dia e, é claro, buscam a definição do abdômem. Porque do contrário, nenhum gato vai olhar para elas na balada, ninguém vai as notar no metrô, na rua, no ponto de ônibus, o marido vai trair e qualquer roupa que vestir não ficará boa. Minha busca pela barriga chapada se enquadra nisso ai?


Há uma tendência fitness eclodindo em todo o mundo, claro que, não é tão evidente em regiões como a Faixa de Gaza ou no interior dos interiores da Índia, locais onde a sobrevivência e a fome estão em primeiro lugar. Nesses ambientes, acredito que ninguém tem como prioridade pensar nas dobrinhas da barriga quando se senta. Contudo, em muitas regiões, nota-se uma geração saúde que se conecta pelas redes sociais para compartilhar conhecimentos ligados ao conceito de corpo, alimentação e beleza. Essa tendência é muitas vezes confundida com uma “corrida pela magreza”. E rola umas idéias assim: temos que ser quase iguais a diva Alessandra Ambrósio. Ou então malhar a bunda até ficar igual a Sabrina Satto. Vamos todas tomar os sucos da Isabella Goulart. São vários padrões reproduzidos. Seguidos, Copiados. Alguém se pergunta: porque afinal de contas eu quero perder 10kg? Ou ter uma barriga chapada?


Surge o argumento da saúde. Porque é saudável ser magro. Mentira! Tem gente magra com colesterol altissimo. Tireóide. Que fuma. Que bebe e destrói o fígado todo findi. Associar magreza a saúde é o mesmo que associar.... Isso não quer dizer que ter sobrepeso é saudável, por outro lado, ser muito gordo não é bom e ponto final. Dificulta os movimentos, a mecânica orgânica do corpo, sobrecarrega o fígado, entre outras coisas.



Então, porque mesmo eu quero definir minha barriga? Porque é que nesse mês que passou eu perdi 3 alguns centimetros de medidas e 2 kilos? Qual é meu argumento? 

Hoje eu busco isso para me superar. Foi a meta que coloquei quando entrei nessa loucura de descobrimento de uma vida mais saudável. No caminho, descobri uma pessoa muito mais forte do que imaginava. Porque não é mole. Primeiro emagrecer quase 30 kilos. Depois chapar o abdômen. Tem que ter uma dieta altamente rigorosa e uma disciplina de exercícios físicos altamente focada. Isso tem me ajudado em outros níveis de vida, que transbordam a estética. Uma conquista alcançada com uma rotina organizada e disciplinada, permeando todas as escolhas diárias, que me faz refletir e buscar alternativas saudáveis e soluções para um mundo mais saudável. Essa conquista parece ser tatuada nos gomos que surgem ao longo do abdômen. Trazem-me autonomia. A barriga chapada é só o resultado de um processo muito mais profundo. Para mim, vai além de qualquer discurso estético.


Bem, essa seria minha resposta. E qual a tua mesmo?   


*Para esclarecer, não sou contra mega-hair, loirisse artificial e nem implante de silicone. Só acho que antes de sair correndo imitar a moça da revista, muito mais interessante nos perguntarmos o porque que estamos fazendo aquilo, para onde isso vai nos levar e se é realmente necessário. E, sim, eu acho uma barriga definida bonita, como qualquer corpo definido. Encantam-me os músculos que possuimos enquanto seres humanos e que estão ai para serem desenvolvidos e não se tornarem uma massa parada, sem movimento, entupida de Coca-Cola.


Beijos da Ju

0 comentários:

Postar um comentário